.mais sobre mim

O ACGT foi criado a pensar na Biologia, nas descobertas constantes que nela se dão. Criado pela turma 12ºC, este blog tem como objectivo divulgar a Ciência, fornecer um objecto de estudo e divertimento, para melhorar o saber, sempre em evolução...

.Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.últ. comentários

Mutação são mudanças n...
Olásou nova cá e gostaria de partilhar o meu blogh...
O eRepublik é um jogo social gratuito onde podes s...
Revolta-me ver tantas mimosas nas florestas, quand...
Este artigo ainda vou ler com mais atenção porque...
O maior jogo de estratégioa militiar e social onli...
Boa pascoa pra si tambem
Portugal prepara-se para entrar hoje em guerra com...
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalment...
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalment...

.Posts mais comentados

Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012

Dedos a mais são frequentes entre casos de má-formação genética, dizem estudos

Em Pelotas (RS) há um caso para cada 640 nascimentos. Em Maceió (AL), incidência é de um a cada 250.

 

    Nascer com alguns dedos a mais é um dos problemas mais comuns de má formação genética dos membros, mostram pesquisas brasileiras realizadas em Pelotas (RS) e em Maceió. Os estudos indicam que há um caso para cada 640 nascimentos na cidade do Sul, enquanto a ocorrência é de um a cada 250 na capital alagoana. 

    O problema, que se chama polidactilia, chamou a atenção nesta terça-feira (22) após a divulgação de um caso na China em que um menino tinha 16 dedos nos pés e 15 nas mãos.(...)

 

                                Fig.1 - Rapaz com caso severo de polidactilia será operado na China. (Foto: Reuters)

 

    Segundo o médico Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, a polidactilia é uma alteração genética e está ligada à hereditariedade. “Quando esse menino [da China] crescer, há 50% de chance de ele ter um filho com o mesmo problema”, afirma.
    O especialista explica que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há fatores externos que possam desencadear a alteração. “Existe muita lenda. Não é porque a pessoa tomou álcool durante a gravidez, por exemplo, que isso vá influenciar”, conta.

    De acordo com Raskin, os casos mais comuns são os em que a pessoa nasce com apenas um dedo a mais em cada membro. “Esse caso da China é chamado de polidactilia severa”, conta.

    Em grande parte dos casos, os dedos que nascem a mais funcionam bem. De acordo com Raskin, contudo, a cirurgia para a extracção do membro sobressalente costuma ser recomendada. “Além do problema físico, há a questão estética. Isso [a polidactilia] gera muito impacto psicológico.”

 

              Fig.2 - Polidactilia pode ocorrer em segmentos diferentes dos ossos dos dedos. (Foto: Wikimedia Commons)

 

- Pesquisas -

 

    Segundo o estudo realizado no Sul pela Universidade Federal de Pelotas, de 51,9 mil pessoas que nasceram na cidade entre 1990 e 1998 houve 81 casos de polidactilia (um para cada 640). A maioria (82,5%) deles ocorreu apenas na mão, enquanto 9,4% das crianças tiveram problemas nos pés e 8,1% apresentaram a má-formação em ambos os membros.
    Já em Maceió, uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco feita com 2500 crianças nascidas entre 2002 e 2003 registou dez casos (um a cada 250). A polidactilia se mostrou a doença de má-formação dos membros mais frequente depois do pé torto congénito, que ocorreu em 18 crianças durante o período analisado.  

    O resultado de ambos os estudos é semelhante ao registado em outras partes do mundo. Uma pesquisa realizada paralelamente nos EUA e na Suécia em 1985 e 1986 mostrou que, de 34.457 nascimentos observados, 147 apresentaram polidactilia (um a cada 234).  

    Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade do Alabama, nos EUA, em parceria com a Universidade de Uppsala, na Suécia, a incidência desse tipo de má-formação costuma ser maior nos negros e nos homens. Nos bebés afrodescendentes do sexo masculino, a incidência chegou a ser de um para cada 76.  

 

Fonte: G1, o portal de notícias da Globo.com, notícia publicada por Iberê Thenório a 24/03/10 e disponível para consulta no seguinte link: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541930-5603,00-DEDOS+A+MAIS+SAO+FREQUENTES+ENTRE+CASOS+DE+MAFORMACAO+GENETICA+DIZEM+ESTUDO.html

P.


publicado por pma_tecnicas às 19:56

link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Proteja o nosso Planeta

. Invasoras Silenciosas

. O Parque do Bonito

. A propósito de segurança ...

. FELIZ PÁSCOA !

. Conheça as alergias mais ...

. As 10 perguntas mais freq...

. Família de Mangualde sob ...

. Intoxicações alimentares

. SÍNDROMA DE DOWN

. SÍNDROMA DE TURNER

. SÍNDROMA DE EDWARDS

. SÍNDROMA DE KLINEFELTER

. SÍNDROMA DE PATAU

. SÍNDROMA DE CRI-DU-CHAT (...

. LEUCEMIA MIELÓIDE CRÓNICA

. Mutações e os seus efeito...

. Técnicas de Engenharia Ge...

. Notícia do Diário da Man...

. Afinal os folículos podem...

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links