.mais sobre mim

O ACGT foi criado a pensar na Biologia, nas descobertas constantes que nela se dão. Criado pela turma 12ºC, este blog tem como objectivo divulgar a Ciência, fornecer um objecto de estudo e divertimento, para melhorar o saber, sempre em evolução...

.Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.últ. comentários

Mutação são mudanças n...
Olásou nova cá e gostaria de partilhar o meu blogh...
O eRepublik é um jogo social gratuito onde podes s...
Revolta-me ver tantas mimosas nas florestas, quand...
Este artigo ainda vou ler com mais atenção porque...
O maior jogo de estratégioa militiar e social onli...
Boa pascoa pra si tambem
Portugal prepara-se para entrar hoje em guerra com...
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalment...
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalment...

.Posts mais comentados

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2012

Notícia: Pimentão ou morena dourada: porque razão reage a sua pele assim ao sol?

Nas últimas aulas de biologia temos andado a dar a genética, e ao longo da minha pesquisa encontrei esta notícia, que, na minha opinião, é bastante interessante e refere o tema abordado na aula.

Espero que sejam da mesma opinião. :)

 

Atenção!

  • A notícia exposta não está escrita com o novo acordo ortográfico.
  • Contém algumas alterações relativamente à notícia de origem, devido ao facto de ser uma noticia brasileira.

  

"Pimentão ou morena dourada: porque razão reage a sua pele assim ao sol?

 27 de Dezembro de 2008

 

 

No verão é sempre assim: as branquinhas ficam um pimentão e as morenas com pele dourada, como pode reparar! (…) Se é daquelas pessoas que não consegue de jeito nenhum ficar bronzeada porque a cor pimentão a persegue, saiba o porquê e como evitar.

Segundo a dermatologista Fabiana Simões Pietro, o que determina uma pele mais escura é a quantidade de melanina, que dá à pele o pigmento marrom. “A melanina é responsável pela coloração e é um ‘filtro solar’ natural da pele”, explica a especialista, que ainda diz que quando as pessoas estão expostas ao sol, quanto mais morenas forem, menos raios ultra-violetas atingem o DNA da pele por conta da quantidade de melanina que agem como filtro solar.

Já as mais branquinhas (como as clássicas ruivas de olhos claros, por exemplo), possuem pouca melanina, portanto, não têm o ‘filtro solar’ natural e “quando os raios atingem o núcleo da célula, ela é lesionada, por isso a reacção é inflamatória, ou seja, o efeito vermelho-pimentão”, afirma a dermatologista.

Nos dois casos, tanto das morenas como das branquinhas, acontece a lesão celular quando os raios atingem o corpo, mas nas morenas, que têm naturalmente mais melanina, o DNA celular é estimulado e, dessa forma, induz-se a produção de mais e mais melanina. E aí está o motivo da cor bronzeada após algumas horas ou dias de sol.

Já as mais branquinhas têm poucas células para produzir melanina, por isso a primeira reacção da pele é ficar vermelha. E a má notícia é que, segundo a especialista, não há milagre que possa ser feito para as branquinhas ficarem bronzeadas naturalmente, afinal isso é uma determinação genética. Uma opção é usar auto-bronzeadores ou auto-bronzeadores em forma de aerosol feitos em clínica, como o Jet bronze.

Mas é importante lembrar que eles não protegem do sol, são apenas uma maquilhagem. Portanto, Fabiana indica protector solar factor 30 para o corpo e 60 para o rosto. E não é porque as morenas já possuem bastante melanina que devem deixar de usar protector solar. Para aquelas que têm objectivo de ficar bronzeadas, o recomendado é usar protector com factor 15 e tomar antioxidante por boca, como vitaminas C e E e selénio, por exemplo para diminuir os efeitos da lesão proporcionada pelo sol."

 

Fonte: cristianaarcangeli.

 

 

Podes ver a notícia original no seguinte link : http://www.portaleducacao.com.br/estetica/noticias/31982/pimentao-ou-morena-dourada-por-que-sua-pele-reage-assim-ao-sol

P.


publicado por pma_tecnicas às 19:16

link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Proteja o nosso Planeta

. Invasoras Silenciosas

. O Parque do Bonito

. A propósito de segurança ...

. FELIZ PÁSCOA !

. Conheça as alergias mais ...

. As 10 perguntas mais freq...

. Família de Mangualde sob ...

. Intoxicações alimentares

. SÍNDROMA DE DOWN

. SÍNDROMA DE TURNER

. SÍNDROMA DE EDWARDS

. SÍNDROMA DE KLINEFELTER

. SÍNDROMA DE PATAU

. SÍNDROMA DE CRI-DU-CHAT (...

. LEUCEMIA MIELÓIDE CRÓNICA

. Mutações e os seus efeito...

. Técnicas de Engenharia Ge...

. Notícia do Diário da Man...

. Afinal os folículos podem...

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links