.mais sobre mim

O ACGT foi criado a pensar na Biologia, nas descobertas constantes que nela se dão. Criado pela turma 12ºC, este blog tem como objectivo divulgar a Ciência, fornecer um objecto de estudo e divertimento, para melhorar o saber, sempre em evolução...

.Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.últ. comentários

What is Coronavirus Disease (COVID-19)? And Why Sh...
About Dr Ghazala MehmoodDr. Ghazala Mahmood profes...
Thank you for sharing with us Visit W3Schools
Very Good Information related to disease https://f...
Mutação são mudanças n...
Olásou nova cá e gostaria de partilhar o meu blogh...
O eRepublik é um jogo social gratuito onde podes s...
Revolta-me ver tantas mimosas nas florestas, quand...
Este artigo ainda vou ler com mais atenção porque...
O maior jogo de estratégioa militiar e social onli...

.Posts mais comentados

Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

Envelhecer ao contrário?

Já é possível reprogramar células de idosos para voltarem a ser jovens

 

Cientistas franceses conseguiram dar novas ordens a células de pessoas mais velhas para que voltassem a ser estaminais, como as células embrionárias, capazes de dar origem a tecidos e órgãos. Este avanço poderá ser crucial para a cura de doenças do envelhecimento.

As células embrionárias conseguem diferenciar-se em qualquer tipo de célula e são de extrema importância na investigação científica porque podem ajudar a regenerar tecidos doentes, e no futuro substituir órgãos ou tratar doenças neurodegenerativas.

Já as células estaminais adultas que se encontram no cordão umbilical, no sangue ou na medula têm uma capacidade mais reduzida de dar origem a outras células porque cada uma delas é programada, tal como num programa de computador, para desempenhar uma determinada tarefa."Esses programas são regulados por genes que estão especializados para determinada função, não permitem que essa célula faça a função da célula ao lado e ainda bem que assim é porque os órgãos e os tecidos estão separados dessa maneira", explica o investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), que também trabalha na área do Envelhecimento.

Reprogramação de células

Em 2007 uma equipa de investigadores japoneses conseguiu transformar células adultas em células embrionárias, ao reprogramá-las para voltarem ao estado em que podem dar origem a qualquer tecido. Um avanço para a medicina, já que esta pode ser a ferramenta para testar medicamentos mais personalizados, sem haver nenhum tipo de rejeição ou efeito secundário. Tudo sem se recorrer a embriões humanos, um dos entraves éticos desta área.

Mas agora um grupo de cientistas franceses foi mais longe e reprogramou células de pessoas idosas, uma com mais de cem anos, e reprogramou- as para voltarem a ser jovens: além de se ultrapassar a barreira do envelhecimento celular, esta investigação pode significar o fim das doenças da velhice.

No Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, os cientistas procuram saber por que razão envelhecemos
No Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, os cientistas procuram saber por que razão envelhecemos
 

Estas células reprogramadas poderão rejuvenescer as células de doentes idosos e reparar órgãos e tecidos danificados pela idade. Além disso, esta descoberta torna possível pensar na completa cura de doenças associadas ao envelhecimento: uma questão importante que ocupa também investigadores do IGC, em Oeiras. Estes cientistas procuram saber por que razão envelhecemos e o porquê do aparecimento de certas doenças associadas à idade.

Resposta pode estar nos cromossomas

"As pontas dos cromossomas vão-se desgastando a cada divisão, desde que nascemos até que morremos. Quando somos mais velhos, essas pontas são tão curtas que já não permitem que as células se dividam mais vezes", explica Miguel Godinho Ferreira. O cientista acrescenta que "ao não permitirem que as células se dividam mais vezes deixa de ser feita a substituição dos órgãos que começam a entrar em colapso porque não têm células novas para poderem substituir".

É nos telómeros - as pontas dos cromossomas - que poderá estar o relógio que regula a divisão celular e que, consequentemente, provoca o aparecimento de doenças como o cancro, que pode ocorrer noutras fases da vida, mas que se agrava com a idade. Esta investigação pretende perceber o processo de envelhecimento para depois o manipular ao nível celular, e evitar que um organismo adoeça.

Os mais recentes avanços na área do envelhecimento celular poderão fazer com que no futuro possamos manter o vigor e a saúde ao sermos capazes de auto-regenerar o nosso próprio corpo.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/ja-e-possivel-reprogramar-celulas-de-idosos-para-voltarem-a-ser-jovens=f703984#ixzz1my79dnCn
Veja o vídeo na localização acima referida, exibido no programa "Falar Global" da SIC Notícias.
Fonte: Expresso online, publicado em 13 de Fevereiro de 2012

C.


publicado por pma_tecnicas às 23:39

link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De José a 22 de Fevereiro de 2012 às 21:22
Esta problemática é actual e deverá ser tida na ordem do dia. veja-se toda a polémica que envolve a clonagem de células ou a sua alteração a quando da sua formação embrionária. PARABÉNS PELO ARTIGO, MERECE SER MAIS APROFUNDADO.


De pma_tecnicas a 25 de Fevereiro de 2012 às 22:22
é por este motivo que gostamos de continuar a pesquisar e a actualizar as nossas notícias, para conseguir estar a par e informar todos os que, como nós, gostam de saber sempre mais um pouco.


De Pedro Fevereiro a 24 de Fevereiro de 2012 às 16:04
Olá
Têm que mudar as cores das letras das barras laterais! Eu mal as consigo ler.

De resto, parabéns pela iniciativa.

Pedro


De pma_tecnicas a 25 de Fevereiro de 2012 às 22:21
Obrigado pelo aviso, a tentativa de "embelezar" a página surge muitas vezes frustada quando aplicada na sua principal função, que é a leitura fácil dos artigos e o acesso rápido ao histórico.


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 22:09
Olá!

Parabéns pelo empenho e dedicação.
É fundamental que a sociedade conheça e que fique sensibilizada para as temáticas divulgadas por vós. É isto que a sociedade espera de vós.

Antónia Oliveira


De banco de celulas estaminais a 7 de Março de 2012 às 16:42
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalmente seguro, indolor e não invasivo. Somos o primeiro e mais antigo banco privado de células estaminais do cordão umbilical


De células estaminais a 7 de Março de 2012 às 17:03
O processo de recolha da FUTURE HEALTH é totalmente seguro, indolor e não invasivo. Somos o primeiro e mais antigo banco privado de células estaminais do cordão umbilical


Comentar post

.posts recentes

. Proteja o nosso Planeta

. Invasoras Silenciosas

. O Parque do Bonito

. A propósito de segurança ...

. FELIZ PÁSCOA !

. Conheça as alergias mais ...

. As 10 perguntas mais freq...

. Família de Mangualde sob ...

. Intoxicações alimentares

. SÍNDROMA DE DOWN

. SÍNDROMA DE TURNER

. SÍNDROMA DE EDWARDS

. SÍNDROMA DE KLINEFELTER

. SÍNDROMA DE PATAU

. SÍNDROMA DE CRI-DU-CHAT (...

. LEUCEMIA MIELÓIDE CRÓNICA

. Mutações e os seus efeito...

. Técnicas de Engenharia Ge...

. Notícia do Diário da Man...

. Afinal os folículos podem...

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.links